terça-feira, 20 de julho de 2010

Top 10 - Filmes de Dança


Há filmes que mexem conosco literalmente! A magia da dança sempre contagiou os produtores de Hollywood, que não se cansaram de filmar histórias dançantes!

Inspire-se nos passos, estilos e alegria destes bailarinos da tela cinematográfica na nossa lista TOP 10 dos Filmes de Dança (também incluímos alguns musicais) dos últimos anos!

Vale a pena assistir a cada um deles!


1) GREASE - NOS TEMPOS DA BRILHANTINA (1978)


É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na (Califórnia) na (no final da década de 50 e começo da década de 60). O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

2) FLASHDANCE (1983)

Flashdance

O clássico de todos os clássicos e um fiel retrato dos anos 80, Flashdance conta a história da Alex Owens (Jennifer Beals), uma mulher de armas que de dia trabalha como soldadora e à noite é dançarina exótica, enquanto sonha conseguir um lugar numa prestigiada companhia de dança. Motivada pelo seu chefe/namorado, Nick Hurley (Michael Nouri), Alex dança até não poder mais, que é como quem diz, até concretizar o seu sonho. É caso para dizer: what a feeling! 

3) DIRTY DANCING - RITMO QUENTE (1987)

Dirty Dancing

Um clássico que dispensa apresentações, Dirty Dancing é uma “regra” para dançarinos, profissionais e amadores, apaixonados e curiosos. Se já o viu uma dezena de vezes (como quase toda a gente!), agora veja com olhos de aprender! Ao som da música e com a paixão pela arte de dançar a correr-lhes pelas veias, Frances “Baby” Houseman (Jennifer Grey) e Johnny Castle (Patrick Swayze) sabem o que estão a fazer e querem que o mundo saiba. Frances é uma jovem proveniente de uma família prestigiada que se apaixona pelo seu instrutor de dança, Johnny, num campo de férias. O resto, como se costuma dizer, é dança… e, se possível, have the time of your life!

4) NO BALANÇO DO AMOR (2001)


Depois da morte da mãe, Sara (Julia Stiles) vê-se obrigada a ir viver com o pai, numa zona da cidade maioritariamente negra. Consumida pelos remorsos – a mãe morreu num acidente de viação a caminho de um dos seus espectáculos de dança – a bailarina arruma os seus sapatos… até conhecer Derek (Sean Patrick Thomas), um jovem apaixonado pelo hip-hop e pela vida. Com uma química inquestionável entre ambos, só podiam mesmo entregar-se ao ritmo do hip-hop e não só. Apesar de ser um romance juvenil, a qualidade da dança neste filme é extraordinária… não vai aguentar-se muito tempo no sofá!

4) CHICAGO (2002)


Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.

4) HONEY (2003)



Honey Daniels (Jessica Alba) é uma bela garçonete com talento para a dança. Quando surge uma oportunidade para ela lecionar e ser agenciada por um importante produtor, Honey terá que tomar importantes decisões que mudarão toda sua vida e descobre que seu projeto social com dança é na verdade seu grande sonho.


5) ENTRE NESSA DANÇA (2004)


 Elgin (Marques Houston) e David (Omari Grandberry) são grandes amigos e líderes do melhor grupo de dança do bairro. Quando uma outra equipe famosa da cidade os desafia, David e Elgin - ao lado de seus companheiros (Jarell Houston, DeMario Thornton e Dreux Frederic) - se vêem obrigados a criar os mais modernos movimentos e passos para conseguirem manter-se no topo. A disputa fica ainda mais acirrada quando parceiros passam a confrontar suas próprias adversidades e os reais motivos de sua discórdia vêm à tona.


6) DIRTY DANCING NOITES DE HAVANA (2005)


O filme fala sobre uma garota de 17 anos que se muda com a família para Cuba, em plena época da revolução no país. Lá, a protagonista se apaixona por uma dançarino que ajuda a moça a se redescobrir em meio ao violento cenário de transição política. Baseado em uma história real, os ritmos latinos que desdobram-se em meados da década de 60, fazem de 'Noites de Havana' uma das mais lindas histórias de amor entre filmes de dança.

7) VEM DANÇAR (2006)

85596fcf.jpg Vem Dancar image by xandelima

Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.


8) STEP UP (2006)

Step Up

O acaso junta Tyler Gage, um adolescente rebelde a cumprir serviço comunitário e Nora Clark, uma bailarina de ballet de enorme talento. Ele precisa de encontrar o seu rumo na vida, ela precisa de um parceiro para convencer, de uma vez por todas, o mundo da dança. Será que a pista os consegue juntar? Realizado por Anne Fletcher e protagonizado por Channing Tatum, Jenna Dewan, Domaine Radcliff, De'shawn Washington, Drew Sidora, Rachael Griffiths, delicie-se com mais de hora e meia de bons ritmos, algum romance e uma cena numa discoteca que não pode perder… aliás, aproveite para aprender alguns passos fantásticos!



9) O PODER DO RITMO (2007)




A história de DJ, um dançarino de rua que, para pagar a universidade, trabalha como jardineiro. Patinho feio em meio aos colegas ricos, ele decide ingressar numa tradicional competição local, intitulada stepping, com o intuito de se aproximar da garota de quem gosta.


10) STEP UP 3D (2010)


ESTREIA EM AGOSTO DE 2010
Um filme que conta com a realização de Jon Chu e com um jovem elenco constituído por Harry Shum Jr., Adam G. Sevani, Ally Maki, Sharni Vinson, e Kylie Goldstein. Este é o terceiro filme da saga ”Step Up”, que segue mais uma vez um grupo de dançarinos pertencente a uma universidade, que desta vez vai competir com os melhores dançarinos do mundo.